terça-feira, 30 de agosto de 2011

2ª Capacitação Técnica e Organizacional - Atividades Artísticas e Culturais com idosos e famílias!

Estiveram presentes nos encontros realizados nos dias 26 e 29 de Agosto os instrutores de Canto e Seresta, Dança Circular, Dança de Salão, Teatro, Pintura em tela e Yoga. O encontro permitiu a discussão do tema: "Envelhecimento: quem é o idoso". A temática foi aberta em torno da percepção que cada instrutor tem em relação ao idoso, sendo estas apresentadas em grupo de forma que pudessem ser levantadas também as principais questões enfrentadas nas oficinas.


Frente as dificuldades encontradas foram discutidas possibilidades de atuação mediante teorias propostas por autores de pesquisas recentes sobre o envelhecimento, os quais discutem a promoção da qualidade de vida por meio da minimização das perdas e maximização dos ganhos, por meio da seleção e otimização de recursos internos e externos de cada idoso, assim como a compensação das perdas.


O encontro truxe a analogia do quebra cabeça. O instrutor é peça fundamental para a reestruturação de fatores desfragmentados ao longo da vida do idoso, ora como peça faltante, ora como facilitador da montagem. Ao final do encontro foi entregue um tangram em referência as dificuldades e limitações de cada um envolvido no processo, seja do instrutor ou do idoso frente ao envelhecimento.


Capacitação - 26 de Agosto




Assessora Técnica da Uniart - Priscila Gotardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário